Tratamento de não conformidades: confira dicas para o seu frigorífico!

Saiba o que é e como proceder com o tratamento de não conformidades em seu frigorífico. Confira nossas dicas neste artigo!

Introdução

Manter os padrões de qualidade é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Sejam os padrões da própria organização, da legislação ou do cliente, é preciso sempre efetuar um eficaz tratamento de não conformidades para o sucesso de seu frigorífico. 

É importante estar de acordo e em dia com as normas e certificações no que tange a indústria de alimentos tanto para manter as licenças do estabelecimento quanto para ter a confiança do cliente e fidelizá-lo. 

A gestão de qualidade inclui a adaptação a normas técnicas, legislação vigente e certificados cabíveis para que o seu negócio tenha os padrões e requisitos esperados. É preciso usar os recursos e ferramentas que te ajudem a monitorar seus processos e padrões para que você esteja sempre dentro dos moldes pré-determinados. 

E no âmbito dos frigoríficos não é diferente: é preciso saber tratar corretamente as não conformidades, assegurar produtos de qualidade ao consumidor final e estar dentro das conformidades. 

Mas, afinal, o que é a não conformidade? Como é o seu registro e como fazer o tratamento em seu frigorífico? 

Mas do que se trata uma não conformidade?

Uma não conformidade é quando há processos cujos resultados tenham sido insatisfatórios para os padrões definidos para a área. Esses padrões podem ser definidos tanto pela própria organização quanto pelo cliente e, principalmente, pela legislação vigente. 

Há certificações que podem ou não ser obrigatórias e que atestam se o seu frigorífico está dentro das conformidades de acordo com pré-requisitos estabelecidos. Exemplo desses certificados é a ISO 9000 e a ISO 9001, que atestam o atendimento de requisitos de qualidade. 

A conformidade é averiguada durante auditorias internas e externas, que identificam possíveis não conformidades presentes no processo do frigorífico e as registram. 

O que é um Registro de Não Conformidade (RNC)?

O Registro de Não Conformidade (RNC) é um mecanismo utilizado para informar os desvios de produção, de processos e até de produtos ou serviços. É utilizado pela gestão da qualidade para registrar quando há pontos insatisfatórios nos requisitos de padrões de qualidade definidos para a área. 

Com o RNV, é possível identificar pontos fracos e pontos fortes de sua empresa, melhorando seus processos e mantendo seu frigorífico dentro dos padrões legais. 

Qual o procedimento quando o auditor identifica uma não conformidade?

O ideal é sempre estar dentro das conformidades, mas nem sempre isso é 100% viável. Por isso, é importante estar pronto para quando for necessário fazer o tratamento de uma não conformidade em seu frigorífico. 

Isso significa, em primeiro lugar, ter as ferramentas necessárias para fazer as correções e o monitoramento da situação. Além disso, é preciso planejar as ações corretivas, se necessário, como também observar as oportunidades e as ameaças da situação. 

Saber fazer o tratamento de não conformidades adequadamente é indispensável para evitar sanções e manter a boa imagem de seu negócio. Por esse motivo, é preciso acompanhar sempre se o seu estabelecimento está dentro dos requisitos estabelecidos e fazer o tratamento de não conformidades em seu frigorífico. 

A tecnologia pode te ajudar a fazer o monitoramento de qualidade e gestão dos PACs, mas é preciso também estar atento a outros passos que podem ser a chave para a manutenção da conformidade em seu frigorífico. 

Confira dicas para o seu frigorífico realizar o tratamento de não conformidades

Ao identificar uma não conformidade em seu frigorífico, seja de um RNC ou de reclamações, alguns procedimentos básicos devem ser tomados, que são: 

1. Acompanhar todos os meios por onde a não conformidade possa ser identificada. Inclusive, aderir a recursos de monitoramento para ter controle de qualidade. Ter ferramentas de monitoramento é muito importante para estar a par dos processos em seu frigorífico e para identificar não conformidades, inclusive antes de uma possível notificação e registro;

 

2. Reagir à não conformidade, buscando ações corretivas ou de controle do desvio. Assim que a não conformidade for identificada, reaja. É importante sempre dar um tratamento para que o problema não se agrave, aumentando ou surgindo em outro ponto do processo;

 

3. Avaliar a necessidade de ações de contenção para que a não conformidade não se repita em outros lugares ou pontos dos processos em seu frigorífico;

 

4. Implementar as medidas, sempre se atentando às normas técnicas que regem os processos;

 

5. Analisar a eficácia da ação corretiva, acompanhando se a não conformidade está, de fato, sendo tratada. Não basta fazer a correção, é preciso saber se a ação funcionou;

 

6. Durante o planejamento das ações corretivas, fazer a análise de riscos e oportunidades da ação, buscando sempre o melhor resultado para o processo como um todo em seu frigorífico;

 

7. Verificar a necessidade de mudanças nos processos e ferramentas de gestão de qualidade, inclusive buscando a ajuda de recursos tecnológicos para o monitoramento do controle de qualidade e gestão dos PACs.

Conte com o EasyPAC e simplifique os processos de monitoramento, verificação e tratamento de não conformidades!

Você pode fazer o tratamento de não conformidades em seu frigorífico de maneira muito mais simples e prática. Com o uso da tecnologia certa, você não apenas vai conseguir corrigir as não conformidades em seu frigorífico. Adote um sistema que automatize o controle de qualidade nos frigoríficos e tenha melhores resultados.

Com o EasyPAC você vai estar cada vez mais em conformidade com os padrões de qualidade. O EasyPAC auxilia eficazmente no tratamento de não conformidades, tornando a gestão de qualidade muito mais eficiente. Não perca tempo e traga o futuro para seu frigorífico!

O EasyPAC te proporciona um menor custo, além de minimizar os riscos em seu frigorífico. Você tem total controle de seus processos, com informação rápida e de acesso instantâneo, com processos bem definidos e de fácil gestão de qualidade. 

Tenha a solução certa para o tratamento de não conformidades em seu frigorífico. Conheça o EasyPAC com a nossa demonstração gratuita. 

>>>CONHEÇA NOSSA SOLUÇÃO<<<

  

 

Ao prosseguir navegando em nosso website, você concorda com nossa Política de Privacidade.