Veja 05 motivos para iniciar a automatização do controle de qualidade em sua indústria de alimentos, garantindo mais agilidade no processo.
Introdução
Para atender todas as exigências do mercado e manter sua competitividade em alta, a empresa deve ter um nível de excelência em seus produtos. Isto depende de uma gestão de qualidade eficaz, com processos bem controlados, os quais possibilitam medir resultados e buscar sempre a melhoria contínua.
Em outros tempos, esse controle era feito por meio de papéis. Porém, hoje já é possível ter toda a gestão de qualidade em poucos cliques ou na palma da mão, usando softwares específicos de automação.
Como se dá a automatização do controle de qualidade?
São inúmeros os procedimentos obrigatórios e os requisitos estabelecidos em especificações técnicas e legislações para autenticar a qualidade dos alimentos na indústria. Sendo assim, contar com o papel e caneta na hora do monitoramento abre margem para falhas humanas, perdas de dados e ações corretivas insuficientes.
Na prática, a automatização do controle de qualidade se dá ao utilizar dispositivos como smartphones ou tablets para efetuar o registro de vistorias concernentes ao controle de qualidade. Desse modo, o processo de checklist dos PACs é rápido e os reportes de não conformidade também. Assim, são imediatamente encaminhados para os responsáveis que devem tomar as providências.
E nos períodos de auditorias, os dados estarão organizados e acessíveis, otimizando o tempo de inspeção e sem riscos de sanções ou multas.
Legislação e a automatização do controle de qualidade
A legislação brasileira e os órgãos fiscais autorizam a automatização da gestão dos PAC, sendo a única exigência que as informações registradas sejam autênticas, confiáveis e auditáveis.
E o melhor de tudo: a automatização do controle de qualidade de enquadra como inovação tecnológica, de acordo com a portaria N° 9013 do SIF e a portaria 1428 de 1993 do MAPA.
Como a automatização transforma a rotina das indústrias?
Ao optar por automatizar o controle de qualidade, os processos se tornam mais dinâmicos, ágeis e eficientes. As informações registradas em um banco de dados facilita as consultas por parte dos times e responsáveis da área de qualidade, uniformizando as ações.
Pelos monitoramentos não serem mais em papéis, os colaboradores passam a desempenhar suas funções com aparatos tecnológicos. Logo, otimizam as atividades e reduzem os riscos de falha humana.
Como citamos anteriormente, uma grande mudança é no momento das auditorias, pois os dados estarão disponíveis digitalmente. Sendo assim, o trabalho do auditor torna-se muito mais fácil, com informações precisas e sem riscos de adulteração.
Confira mais mudanças que a automatização do controle de qualidade ocasiona na indústria alimentícia e 05 razões para você começar hoje!
05 razões para fazer a automatização do controle de qualidade
E aí, a automatização é ou não uma boa ideia para a indústria de alimentos? Se você ainda tem essa dúvida, veja agora 05 motivos para compreender, de uma vez por todas, que a automatização é um processo extremamente benéfico e inevitável para a sustentabilidade e o crescimento do negócio.
01 - Organização de documentos
Você diminui o uso de papéis, que na maioria das vezes podem ocupar mais espaço, e ainda ficam desorganizados. Suas informações ficam mais seguras sem correr o risco de perdas, fraudes ou degradação com a passagem do tempo. Além do mais, o acesso é rápido, pois o acesso e a visualização dos registros acontecem em poucos segundos.
02 - Ganho de Produtividade
Com a automatização do controle de qualidade, você consegue centralizar a gestão dos processos, bem como direcionar, acompanhar e monitorar as demandas de cada responsável, o que reflete em muito mais agilidade e produtividade dos profissionais envolvidos. Além de também gerar maior engajamento com a implantação de uma nova ferramenta.
03 - Redução de custos
O retorno de investimento numa plataforma de automação para gestão de qualidade é garantido, promovendo a redução dos custos da sua empresa de forma significativa, aumentando a margem de lucro, e ainda evitando despesas pontuais que você teria com os controles de qualidade feitos da forma convencional no papel.
Nesse cenário, deixar de investir em automatização é extremamente prejudicial para a indústria de alimentos. É preciso pensar no médio e longo prazo e avaliar todos os benefícios que serão agregados aos processos da empresa juntamente com a economia e a redução de desperdícios.
04 - Controle das inspeções
Sua empresa deve estar preparada para as inspeções e auditorias realizadas regularmente. Um software ajuda no agendamento e cronograma, e ainda mostra o status de todas as tarefas que você precisa correr atrás para colocar em dia e assim estar pronto para o momento da inspeção.
05 - Gestão estratégica
O uso de softwares na gestão de qualidade também contribui para tomada de decisão, já que a maioria dos sistemas existentes no mercado podem oferecer relatórios inteligentes, com todas as informações que um gestor necessita para identificar pontos de melhorias, traçar novas rotas e gerenciar tanto o trabalho da equipe quanto a qualidade da produção.
O EasyPAC é a tecnologia certa para você começar a automatizar o controle de qualidade em sua indústria ainda hoje!
O EasyPAC é o software ideal para automatizar o controle de qualidade, pois atende perfeitamente os programas de autocontrole exigidos pela ISO, ABNT e o SIF. Com ele, você vai estar cada vez mais em conformidade com os padrões de qualidade e efetuar os monitoramentos com precisão e agilidade.
O software auxilia eficazmente no tratamento de não conformidades, tornando a gestão de qualidade muito mais eficiente. Com menos custos, além de minimizar os riscos, ele proporciona total controle sobre os processos, com informação rápida e de acesso instantâneo.
E então, está esperando o quê para conhecer o EasyPAC? Agende agora a sua demonstração gratuita!