06 dicas para reduzir desperdícios na produção de alimentos

Reduzir desperdícios na produção de alimentos é fundamental para ter resultados satisfatórios em sua indústria. Confira neste artigo 06 dicas essenciais!

Introdução

Sendo assim, para ter uma menor quantidade de desperdício e atingir resultados satisfatórios, é indispensável seguir as normas técnicas, regulamentos e indicações dos órgãos responsáveis pela indústria de alimentos no Brasil. Exemplo disso é o APPCC, um sistema que influencia diretamente nos processos, resultados e no desperdício da indústria de alimentos. 

 

Confira neste artigo dicas de como reduzir desperdícios na produção de alimentos em sua indústria!

Motivos do desperdício na produção de alimentos

Há vários motivos pelos quais podem haver desperdícios na indústria de alimentos, sendo os principais:

 

- Não-adoção do manual de Boas Práticas de Fabricação, que orienta o processo produtivo e traz boas práticas para o cotidiano da indústria;

- Gestão de rede de fornecedores insuficiente ou ineficiente;

- Erros de armazenagem;

- Manipulação inadequada dos produtos. 

Realidade do desperdício na Indústria de Alimentos no Brasil

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), só no ano de 2019, 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo. Já segundo a Unilever, o Brasil ficou entre os países que mais desperdiçam alimentos, segundo levantamento de 2019. 


Sozinhos, esses dados já são alarmantes, mas o cenário fica ainda maior quando se leva em consideração que, segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 60 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar. Sendo assim, a indústria tem importante papel em evitar o desperdício de alimentos para mudar tal cenário. 

 

Como o APPCC pode ajudar?

O APPCC (Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) é um sistema de controle e segurança de alimentos durante seu processo produtivo. É feito por meio de análise e controle dos riscos biológicos, físicos e químicos presentes em cada etapa de produção, identificando os problemas antes de acontecerem e tomando medidas de controle. 


Sendo assim, por seu caráter preventivo, o APPCC pode ajudar a reduzir desperdícios na produção de alimentos de forma sistemática e efetiva.


Saiba mais sobre o APPCC neste artigo.

06 dicas para reduzir desperdícios na produção de alimentos

Veja abaixo dicas para reduzir os desperdícios na indústria.

1. Invista em uma boa relação com os fornecedores

Desde a qualificação de seus fornecedores até a avaliação de desempenho, você deve ter uma boa negociação com todos para que eles estejam comprometidos com as instruções dos órgãos responsáveis pela regulação da área. 


Além da rastreabilidade dos alimentos, é preciso ter como acordo o cumprimento das normas para reduzir ao máximo o desperdício, desde os fornecedores. Os prazos e condições também devem ser claros, bom para as duas partes e, principalmente, cumpridos para evitar paradas no processo produtivo que acarretem em desperdícios. 

2. Tenha registros de qualidade

Todas as etapas da linha de produção devem ter registros de qualidade de acordo com os indicadores e parâmetros previstos em regulamentação própria da área ou, quando ausente, de acordo com recomendação técnica ou científica. Dessa forma, você pode usar sistemas de gestão para fazer o acompanhamento dos níveis adequados de cada indicador, e é importante manter o histórico desses registros. 

3. Tenha processos padronizados

Desde a adoção das normas técnicas e regulamentação até a boa gestão do processo produtivo, todas as etapas de produção devem ter processos padronizados, claros e bem definidos para evitar erros e perdas durante a operação, que possam levar ao desperdício de alimentos. Ou seja, falhas e gargalos de produção podem ser evitados com uma boa revisão, ajuste e controle de processos devidamente padronizados. 

4. Tenha uma boa gestão de estoque

A gestão de estoque é importante para evitar excessos. Ela também previne falhas na produção por falta de insumos, permitindo que o contato com o fornecedor seja feito na hora certa para ter as melhores compras possíveis e evitar desperdícios.

 

5. Faça manutenção preventiva de seus equipamentos

A produção pode ser fortemente afetada por equipamentos danificados. Portanto, mantenha a manutenção preventiva de seus equipamentos em dia, deixando a equipe sempre bem treinada para operar o maquinário corretamente. Também é importante fazer a manutenção de rotina e manter os equipamentos no melhor estado possível.


6. Invista em automação para melhores resultados

A tecnologia é uma grande aliada para quem quer reduzir desperdícios na produção de alimentos. Com sistemas adequados de gestão, é possível ter maior controle de cada etapa do processo produtivo, monitorando os indicadores de qualidade dos alimentos. Desse modo, é possível ter uma melhor gestão de estoque, controle de qualidade e muitos outros benefícios que só a tecnologia poderia proporcionar à sua indústria. 


E, para quem quer ter os melhores indicadores de qualidade e reduzir ao máximo os desperdícios na produção de alimentos, o EasyPAC é a ferramenta certa!

Com o EasyPAC você terá um controle de qualidade otimizado, auxiliando na redução de desperdícios na produção de alimentos!

O EasyPAC sabe do que você precisa porque é especialista na área. Com nosso software completo, desenvolvido por quem entende da área, você nunca mais precisará de planilhas complexas para ter um bom controle de qualidade.


Somos uma solução que ajuda seu negócio a ter o menor custo, usufruindo de seus recursos ao máximo e tendo maior controle sobre o processo produtivo. Com processos bem definidos e uma ferramenta de gestão poderosa como a nossa, os seus resultados não vão parar de crescer.


O uso de um sistema que automatize o controle de qualidade na Indústria de Alimentos para auxiliar na redução de desperdícios na produção de alimentos é indispensável para quem quer ter bons resultados sem sobrecarregar a equipe. Por isso, o EasyPAC é o que você precisa para reduzir seus desperdícios e ter melhores resultados na produção de alimentos. 


Quero ter total controle sobre a qualidade do meu processo produtivo agora!

 

Ao prosseguir navegando em nosso website, você concorda com nossa Política de Privacidade.