05 Motivos para ter um Manual de BPF em sua empresa

Tire suas dúvidas neste artigo sobre o que é um Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), por que tê-lo e como montar um para o seu negócio.

Introdução

O Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é um documento que registra o conjunto de medidas a seguir para garantir a qualidade dos itens produzidos pela indústria alimentícia. De produção obrigatória, o documento demonstra as ações que a indústria tomará para que todas as regulamentações e normas técnicas sejam seguidas. Ele proporciona maior qualidade à produção da empresa. 

Ter um Manual de BPF é importante não apenas para estar em dia com a legislação vigente, mas também para orientar toda a equipe sobre as melhores práticas e a conduta da empresa. Desse modo, será mais viável evitar falhas e perda de qualidade. Sobretudo em uma indústria com tanta regulamentação e que requer tantos cuidados quanto o ramo alimentício, ter esse Manual de Boas Práticas de Fabricação é indispensável para manter a boa imagem de seu negócio e a confiança de seus clientes. 

Mas por onde começar a elaboração de um Manual BPF? Por que sua elaboração é tão importante? Confira todos os detalhes neste artigo. 

 

O que é o Manual de BPF?

 

De acordo com a Normativa RDC N° 216/2004, o Manual de Boas Práticas (BPF) é um documento que descreve o conjunto de medidas realizadas pelo estabelecimento para garantir a execução das normas técnicas, da regulamentação e das melhores práticas para a qualidade da produção

 

Esse conjunto de ações compreende desde o controle de qualidade da água até os requisitos básicos de higiene do edifício, dos equipamentos e de todos os processos envolvidos na produção. 

Importância de tê-lo em sua indústria de alimentos

 

Ter o Manual BPF não é opcional, sendo o documento obrigatório para estabelecimentos de alimentos de acordo com a legislação sanitária vigente. Cada empresa tem um documento único, intransferível, que demonstra como a empresa leva as melhores práticas para o seu dia a dia. 

 

Portanto, não é só por causa da lei que o Manual de BPF é importante: com ele, você poderá prevenir falhas e erros que podem ser custosos. Além do mais, investir em qualidade também é investir na satisfação dos clientes. Isso só traz bons resultados para o seu negócio, como a imagem que transmite e os resultados que obtém.

 

Como montar o meu Manual de BPF

Apesar de não haver um modelo para a criação do Manual de BPF, uma boa forma de se orientar é inserir todas as estruturas e as atividades realizadas pela indústria, mapeando todos os processos e permitindo que as normas e regulamentos vigentes sejam levados para todos os níveis do processo produtivo, em forma de procedimento padrão. 

 

Os principais passos para montar o seu Manual BPF são:

 

1 - Levantar a atual situação do seu estabelecimento, fazendo um checklist das atividades e estruturas vigentes;

2 - Fazer um relatório das não-conformidades, demonstrando ações corretivas para que os procedimentos fiquem dentro das práticas esperadas pela regulamentação vigente;

3 - Redigir o documento com todas essas atividades e estruturas e torná-lo acessível, tanto para quem precisa seguir o procedimento quanto para uma possível fiscalização.

Quais os riscos de não ter um Manual de BPF?

O documento é fundamental para garantir a sanitização do seu estabelecimento. Sem ele, podem haver procedimentos errados que levem à contaminação dos alimentos. Sendo assim, é importante lembrar também que, sendo um documento obrigatório, sua ausência pode levar a multas, interdições e até mesmo ao cancelamento do alvará de funcionamento da empresa. Por isso, não vale a pena descumprir as regras sanitárias ao não ter um Manual de BPF.

05 Motivos para você não deixar de ter um Manual de BPF em sua indústria de alimentos

Confira agora 05 razões para você não deixar de ter um Manual de BPF em sua indústria de alimentos:

Garantia de integridade dos procedimentos

Com os procedimentos bem estabelecidos e compartilhados com os colaboradores, as boas práticas serão garantidas e os clientes e órgãos fiscalizadores terão como entender a integridade dos procedimentos efetuados pela empresa. Portanto, é um cuidado que deve fazer parte da cultura da empresa. 

Exigência legal

Como já enfatizado, o Manual BPF é uma exigência legal e a ausência de sua elaboração pode custar caro para a empresa, tanto pelas sanções cabíveis quanto pelo dano que pode haver à imagem do negócio quando ela é autuada por questões sanitárias. 

 

Padronização da qualidade 

Com procedimentos adequados às normas vigentes e com a atualização constante do documento, para aprimorar sempre a qualidade da produção, seu estabelecimento terá padrões de qualidade que manterão o ritmo, a consistência e os resultados que você espera. Dessa forma, a padronização permite também criar uma identidade para o seu negócio, auxiliando a alcançar o que o consumidor mais deseja: alto nível de qualidade. 

Redução de erros 

Com procedimentos padronizados, será muito mais fácil evitar erros graves, como a contaminação de alimentos, perda de lotes e outros fatores que possam causar custos, tanto às finanças quanto à imagem de seu estabelecimento. 

Estratégia de Marketing

Já reparou como os padrões de qualidade de algumas empresas se tornam seu diferencial e geram dados para a sua estratégia de marketing? A elaboração de um manual de Boas Práticas de Fabricação pode te ajudar a entender quais procedimentos são o seu diferencial para que você use esses dados em sua estratégia de Marketing e conquiste a confiança de seus clientes!

O EasyPAC é o melhor aliado que você pode ter para estar em dia com as normas e legislações! 

Acompanhar os procedimentos estabelecidos pelo Manual BPF e pelas legislações pode ser um grande desafio. São várias regras desde a qualidade da água, controle de temperatura e procedimentos padrões que devem ser seguidos. Para estar em dia com essas normas, você não precisa sofrer. Use a tecnologia a seu favor e torne o controle de qualidade de seu negócio mais fácil!

 

O EasyPAC é a solução completa que te ajudará a eliminar a papelada de seu negócio, ter melhores resultados e maior gestão sobre os procedimentos para que a sua indústria de alimentos esteja sempre em dia com a legislação vigente. 

 

Esteja sempre dentro das normas e legislações vigentes. Tenha controle sobre os procedimentos de sua indústria de alimentos com o EasyPAC!

 

Ao prosseguir navegando em nosso website, você concorda com nossa Política de Privacidade.