Os 4 maiores erros da gestão de qualidade

Seja em empresas de pequeno e grande porte, a gestão de qualidade atualmente é vista como uma estratégia de melhoria contínua, que pode gerar vários resultados positivos como maior competitividade no mercado, aumento de produtividade, redução de custos, satisfação do cliente, entre outros benefícios. Mas, apenas reconhecer sua importância não é suficiente, é preciso fazer do jeito certo. Pensando nisto, nós listamos abaixo os três maiores erros que acontecem na gestão de qualidade:

Cultura da qualidade

A qualidade tem um viés filosófico, mas dentro de uma organização não deve ser vista apenas desta forma, e sim como uma importante ferramenta de gestão empresarial que direciona processos, orienta colaboradores e ainda traz resultados. Além disto, é válido ressaltar que a área de qualidade não se restringe a um espaço físico ou setor da empresa. Embora haja profissionais específicos designados para atuar com os controles, a qualidade deve ser entendida como um processo que envolve todos a empresa como um todo, tanto que em alguns segmentos, como o alimentício por exemplo, é obrigatório que todos os estabelecimentos tenham um Manual de Boas Práticas de Fabricação, justamente para que a qualidade seja adotada e seguida por todos. 

Planejamento Estratégico

Não há gestão de qualidade sem planejamento estratégico, e isto significa traçar um caminho bem definido com metas e responsabilidades para sua equipe. Quando a empresa não planeja, ela tem poucos resultados de produtividade, não diminui os custos, e o pior de tudo, não vê melhoria nenhuma em seus processos.

Gestão das informações

A informação é um dos principais elementos da área de qualidade, e deve ser gerenciada de maneira organizada. Neste sentido, manter todos os registros e controles de qualidade apenas em documentos de papel pode ser arriscado, já que além de ocuparem muito espaço, eles também podem sofrer avarias com o tempo, e ainda correm o risco de se perderem. Para garantir uma melhor organização dos dados, o ideal é investir em automação para qualidade, o que também agrega mais segurança e agilidade no trabalho. 

Monitoramento dos resultados

Um dos principais atributos da gestão de qualidade é a busca pela melhoria contínua, mas isto só irá acontecer se houver um monitoramento constante de dados e resultados, para saber o que está dando certo e o que pode ser corrigido. Mesmo que os processos estejam conformes, e a qualidade dos produtos em alta, o acompanhamento deve ser constante até para evitar surpresa com situações adversas;

Em quais desses pontos a sua empresa precisa melhorar? Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a identificar pontos de melhorias, para que o controle de qualidade na sua empresa seja feito de uma forma eficiente e traga resultados.

 

Ao prosseguir navegando em nosso website, você concorda com nossa Política de Privacidade.