Como aplicar o Ciclo PDCA em indústrias de alimentos?

O Ciclo PDCA é uma importante ferramenta de gestão, muito aplicada em indústrias de alimentos em busca da melhoria contínua dos seus processos, e que funciona como uma espécie de plano de ação dividido em quatro passos básicos: Planejar (Plan), Fazer (Do), Checar (Check) e Agir (Act). Nas indústrias de alimentos, o PDCA contribuir com os programas de autocontrole exigidos pelos órgãos de fiscalização, ajudando a minimizar riscos e garantir mais controle sobre os processos produtivos. Confira abaixo um pouco mais sobre o que são cada um destes passos: 

Passo a passo do PDCA

Planejar (Plan): Na primeira etapa do ciclo, você precisa criar um plano definindo objetivos e caminhos para resolver um problema específico, como por exemplo, o desperdício em indústrias de alimentos. É nesta fase, que você deve escolher quem serão os responsáveis por aquele plano, e quanto tempo será necessário para concluí-lo.

Fazer (Do): Com o planejamento feito, você deverá preparar todos os envolvidos com reuniões, cursos e treinamentos, utilizar ferramentas de controle, e acompanhar tudo de perto para que nada fuja daquilo que foi planejado. 

Checar (Check): Nesta etapa, você precisa avaliar tudo que foi executado e quais objetivos foram alcançados, verificando os dados coletados na etapa anterior, e fazendo uma comparação com o planejamento, afim de também identificar possíveis gargalos. 

Agir (Act): Por fim, nesta etapa é hora de se aprofundar nos erros e falhas identificados na execução e durante a checagem do plano, investigá-los e solucioná-los para recomeçar novamente.

O ciclo PDCA é conhecido como uma ferramenta de melhoria contínua exatamente porque você deve repeti-lo e rodá-lo continuamente, e como a própria palavra "ciclo" significa, ele precisa estar sempre funcionando. Quer entender um pouco mais sobre como planejar as ações do seu PDCA de forma prática e rápida, confira o material gratuito que nós preparamos com dicas para você se tornar especialista no assunto, clicando aqui

 

 

Ao prosseguir navegando em nosso website, você concorda com nossa Política de Privacidade.